O número de casos registrados de norovírus tem aumentado em Salvador, conforme apontam as amostras analisadas no laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Entre o final do mês de abril e esta primeira semana de maio, das 35 amostras do laboratório ao menos 15 testaram positivo.
O norovírus é um tipo de vírus com alta capacidade infecciosa e de resistência. Ele provoca sintomas como diarréia, vômitos, febre alta, dores no corpo e no estômago. Esses sintomas podem durar de um a três dias e surgem de 24h a 48h após a infecção.
A infecção por norovírus acontece após ingestão de água e alimentos contaminados ou através do contato entre pessoas infectadas. É possível transmitir o vírus para outras pessoas até dois dias após o desaparecimento dos sintomas.
O virologista do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA, Gúbio Soares, explicou sobre a análise das amostras.
“Já encontrei esse vírus em amostra de fezes, de um hospital particular e soube que em outros hospitais estão chegando pessoas com diarréia, com vômito, e é bom fazer um alerta porque eu tenho encontrado, em amostras que recebi de um hospital, o vírus norovírus.”
Faça um comentário