O déficit no estoque do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna pode forçar o adiamento de cirurgias eletivas nos três hospitais administrados pela instituição, Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas. O alerta foi feito nesta quinta-feira (23), pela direção da SCMI.
Mesmo com apelo nos meios de comunicação e mobilização de grupos de voluntários, o Banco de Sangue continua com estoque crítico neste mês de novembro, quando é celebrada a Semana Nacional do Doador.
A diretora técnica da unidade, médica Regiana Quinto, pede para que os voluntários não desapareçam nesta época do ano. “É um período em que a demanda dos hospitais é alta e o movimento para doação cai drasticamente. Essa queda ocorre, coincidentemente, com a proximidade com o período de férias e das festas de final ano”, explica. As informações são do blog Pimenta.
A médica ressalta que as doações de sangue precisam ser contínuas, porque a demanda é sempre alta nas emergências dos hospitais, principalmente nas UTIs, unidades de hemodinâmicas (responsáveis pelas cirurgias cardíacas). Para dar conta, o Banco de Sangue precisa coletar, pelo menos, 1.200 bolsas, mas tem conseguido média de 800 bolsas mensais.
“É uma situação muito delicada e preocupante porque, após produzidas, as plaquetas duram apenas cinco dias. O sangue é utilizado para pacientes com doenças hematológicas e câncer, além das pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte”, acrescenta Regiana Quinto.
Para sensibilizar a população regional sobre a importância de tonar-se um doador, o Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna intensificou, na Semana Nacional do Doador, celebrada de 20 a 25 de novembro, o contato com lideranças de municípios e com grupos de voluntários.
O Dia D será neste sábado (25), quando a unidade deverá receber caravanas de diversas localidades. Para torna-se um doador é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto.
O Banco de Sangue fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Aos sábados, o atendimento é feito das 7h às 12h. A unidade funciona no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, na rua Antônio Muniz, no bairro Pontalzinho. Mais informações pelo telefone (73) 3214-9126.
Faça um comentário