Luiz Pataxó é o primeiro indígena a assumir presidência da União dos Estudantes da Bahia (UEB)

União dos Estudantes da Bahia (UEB), elegeu nesse domingo, dia 03, durante conferência na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, Luiz Pataxó, aluno do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), como presidente da entidade.

É a primeira vez que um indígena assume o comando da UEB, Luiz Pataxó substitui Pedro Lucas, estudante da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que presidiu a entidade estudantil nos últimos dois anos.

A eleição para presidência da UEB é realizada pelos delegados de cada universidade, a cada 1 mil estudantes têm-se  um delegado para representação e poder de voto.

Luiz Pataxó permanecerá da gestão da UEB durante o biênio 2023/2025.

A conferência também contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues,  de Davidson Magalhães, secretário de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte da Bahia (Setre-BA), Wenceslau Júnior, superintende de Economia Solidária da Setre, entre outras lideranças.

Presente no evento, Cláudio Magalhães (PCdoB), primeiro indígena eleito vereador em Ilhéus, comemorou a vitória de Luiz Pataxó para a presidência da UEB. “Esse é um momento importante para  que a nossa comunidade indígena tenha espaço representando diversas entidades, como a União dos Estudantes da Bahia, assim a gente reforça a luta da nossa causa”, frisou.

“Esse é um momento histórico, numa universidade que se tornou pública pela luta do movimento estudantil, através de Élvio Magalhães, Márcia Roseli, Wenceslau Jr e o secretário Davidson Magalhães. A eleição de Luiz Pataxó tem um simbolismo grandioso, num território onde aconteceu uns dos maiores massacres dos indígenas tupinambá e que usou mão de obra escava, faz disso, enorme responsabilidade de luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade. Com Luiz Pataxó na Presidência, a UEB é a nossa esperança. Tivemos aqui a maior Conferência da UEB nos seus 80 anos de existência.” Concluiu.

*Via Chicó

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*