Com um público total de cerca de 130 participantes (presencial e online), a ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, reuniu em Mar Grande, na última sexta-feira (21), especialistas em restauração de corais para falar sobre diferentes trabalhos que vem sendo desenvolvidos no país. O workshop, com duração total de 8h, é parte das ações do Projeto Mares, realizado pela PRÓ-MAR, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
O evento teve como palestrantes o coordenador geral do Projeto Mares, Zé Pescador, pela bióloga, doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Karina Martins, pelo professor doutor Guilherme Longo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e por Rudã Fernandes, CEO e fundador da Biofábrica de Corais. Além destes, Ian Vinicio Lopes de Souza, do projeto Corais de Maré e pelo professor doutor Carlos Werner Hackradt, do Projeto Budiões.
“Assisti maravilhada a apresentação de instituições e grupos de preservação e estudos com corais. Durante as apresentações vi a seriedade, competência e persistência de diversos profissionais dessa área e os dados trazidos pelos palestrantes da área científica, acadêmica e empresarial juntos na ação da educação ambiental nos mostram o quão importante são estes eventos”, afirmou Songelí Freire, mergulhadora, professora e pesquisadora com pós-doutorado em Biossegurança e Bioética nas áreas da saúde e biotecnológica.
Para Karina Martins, “promover um workshop com a temática da restauração de recifes de coral, dentro da Década da Restauração de Ecossistemas promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), é de uma força gigante para o desenvolvimento de mais ações voltadas à conservação dos recifes de coral no Brasil e, principalmente, no Nordeste. Reunimos aqui diversos pesquisadores, estudantes e o público em geral que já tem a pauta da conservação e restauração de recifes de coral como pauta de ações e pesquisas”.
O coordenador geral do Projeto Mares, Zé Pescador, destaca que o Workshop possibilitou a troca de experiências entre entidades que trabalham com a restauração de corais, trazendo para o público as diferentes metodologias que vem sendo aplicadas, o que segundo ele, “é muito importante para ampliar o conhecimento e para fortalecer as estratégias de restauração”.
Faça um comentário