Empresa caloteira: Funcionários de empresa de call center Tel Telemática denunciam falta de pagamentos e condições precárias de trabalho

Insatisfeitos com o atraso dos salários, algumas condições de trabalho e pagamento de acordo feito pela empresa, funcionários da empresa de call center Tel Telemática vem realizando paralisações e manifestações para reivindicar seus direitos.

Funcionários que não quiseram se identificar afirmaram que estão sofrendo financeiramente. A empresa Tel por meses consecutivos não tem realizado o pagamento do salário até o 5º dia útil do mês, desobedecendo ao que dispõe o artigo 459 da CLT, em seu parágrafo primeiro: “Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido”. Por diversas vezes não contabilizam o sábado como útil ao pagamento, indo de conflito com o que dizem as Delegacias Regionais do Trabalho.

O salário é o meio pelo qual o trabalhador satisfaz suas necessidades básicas, como alimentação, habitação, vestuário, entre muitas outras. Alguns colaboradores da empresa informaram atraso na 1ª parcela do 13º salário e pagamento de férias.

Se o atraso do salário causou um prejuízo ao empregado, como o não pagamento ter lhe causado inadimplemento de uma obrigação e seu nome ter sido negativado em instituições de proteção ao crédito, ele poderá exigir uma indenização da empresa.

Outro absurdo que a empresa vem cometendo com seus funcionários é o não pagamento de um acordo estabelecido pela empresa. Este acordo diz respeito ao pagamento do valor retroativo condizente ao salário mínimo, pois a empresa Tel paga aos seus funcionários um valor abaixo do estabelecido pela lei, equivalente a R$ 1.212. A empresa TEL além de infringir a lei, pagando valor abaixo do estabelecido como salário mínimo, dividiu as parcelas em 6 vezes. O holerite competente a novembro foi emitido aos funcionários com a informação que a parcela havia sido paga, porém nenhum dos mesmos recebeu o valor.

Infelizmente a empresa só realizou o pagamento da primeira parcela e descumpriu o acordo feito com o sindicato. A justificativa da empresa é falta de dinheiro para realização dos pagamentos. A Tel presta serviços a grandes empresas como Vivo, Claro, Agibank , INSS e até mesmo a autarquia como CREA-SP, não sendo a justificativa de falta de dinheiro plausível. A empresa alega que está contraindo empréstimos para pagar aos funcionários. A mesma diz estar sem dinheiro, mas segue contratando.

Além dos episódios de calotes nos funcionários, muitos trabalhadores estão saturados e sofrem com as condições de trabalho da Tel Telemática. As reclamações são sobre a rotina intensa de trabalho e a falta de intervalos, que leva ao adoecimento dos colaboradores. Os supervisores e coordenadores cobram metas de forma excessiva e punem uso de pausas, como pausa para ir ao banheiro.  Muitos contratados relataram crises de choro e enxaqueca quando pensam em ir para a empresa, porém necessitam do dinheiro para custos de aluguel e alimentação.

A Tel Telemática já possui denuncias abertas no Ministério do Trabalho e a força sindical aparenta estar mais a favor da empresa do que de seus funcionários.

Cartaz anexado por funcionários em frente a uma das sedes da empresa Tel Telemática.

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