Proposta para redução do aluguel em Feira de Santana, aprenda como fazer

Créditos: Pixabay

Bom senso, empatia, boa argumentação e sinceridade devem ser aliadas na hora da negociação.

Quem mora de aluguel em Feira de santana sabe a dificuldade e a responsabilidade que envolvem o pagamento das prestações de locação tendo em vista o compromisso que se assume diante dessa dívida.

Porém, inúmeros eventos adversos na vida do inquilino podem comprometer a sua renda mensal e dificultar o pagamento das prestações. Atualmente, a pandemia do novo corona vírus instaurou novos hábitos e estilos de vida com a obrigatoriedade do distanciamento social e do isolamento, em alguns casos de contaminação. Dinâmicas e rotinas foram alteradas, as atividades econômicas reduziram seus fluxos e desemprego virou uma realidade para muitas pessoas.

Mesmo aqueles que não perderam sua ocupação, tiveram sua jornada de trabalho reduzida o que impactou significativamente o salário, o orçamento mensal e seu poder de compra. Desta forma, muitos trabalhadores se veem impossibilitados de arcarem com as contas mensais encontrando sérios problemas na hora de quitar o aluguel, por exemplo. Uma solução possível que vem sendo utilizada é a proposta de redução do aluguel que pode ser celebrada num diálogo entre as partes. Veja algumas dicas importantes para você que está passando por este dilema e precisa diminuir os gastos.

Motivos do pedido

O maior desafio para a manutenção da renda das famílias, sem dúvida nenhuma, é o desemprego que retira as possibilidades de um ganho financeiro mensal fixo. Diversas questões podem acarretar essa queda na renda como doença, divórcio, falência do negócio próprio, morte do cônjuge, despesas médicas, crises econômicas diversas, acidente de automóvel, ou até mesmo alguma obra de reparo ou manutenção inesperada que seja necessário no apartamento e que possa ser descontado nos aluguéis reduzindo seu valor.

Independente dos fatores que podem levar a inadimplência do aluguel, vale destacar a necessidade de se antever a esses débitos pois isso pode facilitar um diálogo e uma possível negociação. Não deixe dúvidas quanto a veracidade das suas razões e a boa postura que você sempre teve com o pagamento. Apresente os pontos positivos da sua locação como bom inquilino, bom pagador, compromissado e responsável, zeloso do imóvel alheio e, se você realmente tiver créditos com o proprietário, terá as condições propícias para conseguir uma negociação. Seja rápido nesse contato pois os proprietários também dependem da renda do aluguel e podem estar passando dificuldades também.

 Sinceridade

Seja o mais sincero possível na hora de escolher propor tal medida. Não minta nem esconda as condições que o levaram a fazer esta solicitação. Acreditamos que o diálogo aberto com o proprietário e a sinceridade são o melhor caminho para chegar num acordo que seja favorável a ambos.

Em períodos de transição econômica, o impacto alcança grande parte da população e ninguém está imune as quedas do mercado. Deixe claro os motivos de pedir a redução e apresente uma proposta verdadeira que esteja dentro dos seus planos e condições de pagamento. Comprometa-se a cumprir o que for acordado e apele pra consciência do proprietário a fim de alcançar sua empatia e solidariedade. Uma conversa franca e sincera sempre pode contribuir para um acordo.

Nessa hora, apresente o maior número de detalhes possíveis a fim de convencer o proprietário da sua real necessidade. Demonstre transparência e boa fé nas suas argumentações pois a confiança conta muito nessa hora.

Planejamento

Apresente um planejamento concisos de como pretende pagar as prestações. Mostre que você está empenhado em arcar com seu compromisso e os meios que pretende fazer isso, seja parcelando o montante, adiando alguns meses.

Esse fluxo de pagamento é importante para aumentar a credibilidade e tente pagar algumas fração mensal do aluguel pois o proprietário também depende disso. Lembre-se que ambas as partes tem que se ceder mas você ainda é o principal interessado em selar um acordo, pois do contrario ele pode acionar a justiça com uma ordem de despejo. Tente negociar possíveis muitas de atraso de aluguel que constem no contrato bem como taxas numa possível rescisão.

Acordo formal

Caso você não consiga fazer contato direto com o proprietário, imobiliária ou representante legal, pode formalizar esse pedido por meio de uma carta formal ou de um email constando o máximo de informações possíveis sobre o imóvel e as condições da proposta. Este tipo de acordo pode ser benéfico a ambos pois muita gente com casas para alugar em Feira de Santana não encontra locadores em períodos de crise.

Feito o acordo, não esqueça de documentar aa novas condições de pagamento, prazos, adequações bem como todas as informação que descrevam esse aceite. É necessário formalizar essa negociação comprovando que as ambas as partes estavam cientes de tudo que foi acordado evitando transtornos futuros. Além disso, arquive mensagens, emails, cartas e demais provas possam servir de confirmação numa possível contestação.

Gostou do nosso artigo e que ficar ligado nas nossas dicas? Então acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro dos nossos conteúdos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*