“MYCOGAME” simula a ida do/a participante a uma aula de campo de micologia para coleta de macrofungos em fragmento de Mata Atlântica.
A ideia era antiga, mas só em agosto, durante o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, os professores da área de Biologia, Danielle Barros (UFSB) e Jorge Fortuna (UNEB), – que já elaboraram jogos “analógicos” (memória, tabuleiro, cartas)- puderam finalmente focar em desenvolver uma atividade gamificada a partir do Google Forms, que pudesse ser acessado pelo computador ou smartphone.
Quem também ajudou na concepção do jogo foi Pedro Jorge (estudante do 5º ano), filho de Danielle e Jorge, avaliando e dando sugestões importantes no aprimoramento da proposta.
O MycoGame simula a ida do/a participante a uma aula de campo de micologia para coleta de macrofungos em fragmento de Mata Atlântica e o objetivo do jogo é identificar qual o filo do macrofungo coletado.
Além disso, o jogo explora sobre os cuidados necessários para que a saída a campo corra perfeita, e para tanto, testa se os participantes sabem quais equipamentos de proteção individual (EPI) se deve utilizar, e quais materiais que devem ser levados como itens de sobrevivência e os materiais para proceder à coleta de macrofungos.
O participante “entra” na mata, seleciona o substrato, o formato do fungo e em seguida segue ao laboratório. No laboratório, ele precisa indicar qual o melhor método para auxiliar na confirmação do filo do espécime coletado.
Em seguida, é preciso fazer uma lâmina, para visualização no microscópio a partir de um fragmento do macrofungo. Para isso o participante terá que indicar qual parte do macrofungo deve ser retirado este fragmento.
Na sequência do jogo, o participante chega a um dos seguintes filos: Basidiomycota ou Ascomycota, com informações sobre estrutura, importância ecológica, exemplos, imagens microscópicas e macroscópicas.
Ao final, os elaboradores solicitam que o participe avalie o MycoGame, visando seu aprimoramento. O jogo é curto, pode ser trilhado em 5-8 minutos e tem a intenção de fomentar a divulgação científica, podendo ser utilizado no ensino formal ou não formal, indicado como introdução para ensino de Micologia.
Conheça, jogue quantas vezes quiser e avalie o MycoGame! Link: https://forms.gle/dsMqMZA1zTY99mfJ7
MycoGame é uma criação interinstitucional, da JOGOTECA (Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB) coordenado pela prof. Danielle Barros e do Projeto Fungus Extremus (Universidade do Estado da Bahia – UNEB) coordenado pelo prof. Jorge Fortuna.
Acompanhe o instagram dos projetos: @projetociarte @fungusextremus
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