Nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Vereadores de Ilhéus realizou uma audiência pública para debater assuntos relacionados às mulheres . A sessão especial foi proposta pela vereadora Enilda Mendonça (PT), membra da Frente Parlamentar das Mulheres.
Na abertura da reunião, o presidente do legislativo ilheense, Jerbson Moraes, afirmou que a data é muito importante, lembrando que, atualmente, existem duas mulheres representando a população de Ilhéus no parlamento, e que isso cria um novo ambiente no legislativo. Ainda de acordo com Jerbson, é papel do vereador apresentar políticas públicas para a valorização da mulher. O edil também relembrou projetos de Leis de sua autoria que beneficiam mulheres.
Jerbson transferiu a condução da sessão para vereadora Enilda, que em sua fala inicial destacou o surgimento da celebração. “Essa data é não é comercial, é fruto de luta”. Ainda de acordo com a parlamentar, o dia deve ser “demarcado” como um momento de reflexão para questões que envolvem as mulheres em todo mundo, destacando, inclusive, a luta pela vida, em referência aos dados relacionados aos casos de feminícidio.

A vereadora Ivete Maria homenageou as mulheres lembrando da atual crise internacional ocasionada pela guerra na Ucrânia. “Vi cenas tristes de mulheres fugindo com seus filhos”, lamentou. O cenário mundial também foi destacado pela Secretária de Desenvolvimento Econômico de Ilhéus, Soane Galvão, que, em tom de repúdio, citou o vazamento de um áudio de um deputado brasileiro em que afirma que as mulheres ucranianas “são fáceis por serem pobres”. “Por mais quanto tempo vamos ser vítimas?”, questionou.
Julieta Palmeira, Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, afirmou que todo dia é dia de luta para as mulheres, mas enfatizou que o protagonismo da mulher precisa ser mais valorizado. “Mulher necessita do poder do respeito, e política pública tem a ver com o fortalecimento da rede de apoio à mulher”, afirmou.

Faça um comentário