O recebimento de sementes que chegam pelos Correios a destinatários que não solicitaram a encomenda é um caso ainda considerado complexo pelas autoridades brasileiras. Nesta terça-feira (6), em coletiva de imprensa, o Ministério da Agricultura informou que 258 pacotes foram entregues no Brasil em 24 Estados, entre eles o Rio Grande do Sul. A exceção é apenas Amazonas e Maranhão.
Conforme o governo brasileiro, fungos, ácaros e até plantas daninhas foram detectados nas 39 amostras que chegaram ao laboratório para serem analisadas até agora. Em um dos casos foi encontrada a presença de um ácaro vivo e bactérias ainda sem identificação — a análise final deverá ser concluída somente em um mês.
Segundo o secretário de Defesa Agropecuária no Ministério, José Guilherme Leal, não há como afirmar se o envio das sementes tem motivação intencional. A origem dos pacotes, segundo ele, também é investigada, mas supostamente foram enviados de quatro países da Ásia. Os riscos reais que podem ser causados com o contato com as sementes ainda são desconhecidos pelas autoridades.
Faça um comentário