Uma força-tarefa de fiscalização deflagrou nesta quarta-feira (8) a Operação Pharmaco em Ilhéus, mirando o comércio ilegal de medicamentos. A ação coordenada pela Polícia Civil, através da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), resultou na interdição de farmácias e na apreensão de uma grande quantidade de produtos impróprios para consumo.
A operação, que visa combater a venda de medicamentos controlados, vencidos ou em desacordo com a legislação, envolveu a Polícia Técnica, Vigilância Sanitária Estadual, Procon municipal e o Conselho Regional de Farmácia (CRF).

Ao fiscalizar cinco estabelecimentos do setor farmacêutico, as equipes interditaram três farmácias por comercializarem produtos controlados sem a devida autorização e manterem medicamentos com a validade expirada em estoque.
No total, foram apreendidos 4.798 itens – entre medicamentos e substâncias – que estavam em desacordo com as normas vigentes.
Além das medidas punitivas e de apreensão, as equipes de fiscalização também prestaram orientações aos responsáveis pelos estabelecimentos sobre os procedimentos necessários para a regularização junto à Polícia Civil e aos órgãos competentes, reforçando a importância da conformidade sanitária e da segurança do consumidor.

Faça um comentário