Câmara solicita estudo para criação de grupamento especializado em violência doméstica na Guarda Civil Municipal

A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) aprovou, durante a sessão da última terça-feira (09/09), o Requerimento nº 561/2025, que solicita ao Executivo a realização de um estudo técnico para implementação da Ronda Guardiã no âmbito da Ronda Maria da Penha, com grupamento especial da Guarda Civil Municipal (GCM). Aprovado por unanimidade, o pedido foi protocolado pela Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres da Casa.

O objetivo da medida é analisar as condições para que a GCM passe a atuar de maneira colaborativa com as demais forças de segurança pública em prol da Ronda Maria da Penha. O texto do requerimento cita o exemplo de Itabuna, que, desde 2023, possui um grupamento especial no âmbito do município.

A Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres de Ilhéus ainda justificou que o pedido é motivado por constantes solicitações que têm sido feitas pela comunidade. Com a aprovação, o documento será endereçado ao secretário municipal de Ordem Pública de Ilhéus, Igor Erdens.

A Ronda
Fruto da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), a Ronda Maria da Penha é um programa policial voltado à proteção de mulheres vítimas de violência doméstica, realizando visitas regulares para oferecer apoio e verificar o cumprimento de medidas protetivas de urgência. O grupamento conta com agentes de segurança capacitados em violência de gênero e direitos humanos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*