Empreendedorismo x bem-estar: Como atividades físicas podem ajudar a manter o equilíbrio no dia a dia

Movimentar o corpo contribui para a criação de hormônios que aumentam a concentração e motivação

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, apenas 40% dos brasileiros com 18 anos ou mais possuem uma rotina de atividade física com os níveis estipulados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O levantamento realizado nas 27 capitais brasileiras + Distrito Federal identificou que entre os principais motivos para a baixa adoção do hábito estão a falta de tempo e o excesso de trabalho. No entanto, o que muitos esquecem é que movimentar o corpo é um combustível natural para a produtividade. 

Todo mundo precisa incluir a prática de atividade física em sua rotina, inclusive, empreendedores. Fazer a gestão de uma empresa não é tarefa fácil, por isso, tirar algumas horas do dia para aliviar o estresse e acalmar a mente, podem contribuir para uma liderança de sucesso. O Brasil somou 90 milhões de empreendedores ou candidatos a empreendedores no país em 2023, segundo a nova edição da Global Entrepreneurship Monitor – GEM, realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). 

Movimentar o corpo é um combustível natural para a produtividade. De acordo com José Bezerra, educador físico e coordenador técnico da Academia Gaviões, o impacto do exercício na melhora do desempenho profissional tem explicação. “A partir do movimento ocorre um aumento da circulação de hormônios como endorfina, serotonina e dopamina, que agem em neurotransmissores e criam fatores favoráveis para as sensações de calma e bem-estar, resultando assim em concentração e motivação”, diz. Conheça abaixo a história de nove empreendedores que tiveram as suas rotinas de trabalho transformadas pela inclusão da atividade física no dia a dia. 

Para Priscila Aguiar, CEO da Academia Gaviões, a importância de movimentar o corpo veio do berço. A executiva cresceu na academia vendo o pai guiando aulas de karatê e a mãe com aulas de ginástica. “Meus pais sempre incentivaram meus irmãos e eu a treinar. Nunca parei. Hoje aos 40 anos sinto o meu corpo cada vez mais forte, ágil e em harmonia. Eu também sinto uma força e superação não somente no físico, mas no mental, que se supera e continua a se desenvolver”, revela. Além da musculação, ela pratica pilates, funcional de combate e recentemente o parkour. 

Já o casal formado pela Dra. Rossane Argenta, 47 anos, CEO da Saúde Livre Vacinas, e pelo Dr. Fábio Argenta, 48 anos, cardiologista e diretor médico da mesma empresa, encontrou nos esportes não apenas uma forma de manter a saúde física, mas também fontes de inspiração para as suas jornadas empreendedoras. Para a Dra. Rosane, o vôlei, o ciclismo e a musculação não são apenas atividades físicas, mas também momentos de concentração e superação pessoal. Já o Dr. Fábio, encontrou na corrida de rua não só uma maneira de manter a energia em dia, mas também um estímulo para a criatividade e a reflexão. “Essa rotina esportiva não só proporciona mais energia e disposição, mas também contribui significativamente para a nossa capacidade de concentração e inovação, fundamentais para nós. Os exercícios são terapêuticos, trazem prazer e benefícios à saúde e é essencial para manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional”, comenta a Dra Rosane.

A fundadora da Kapeh, Vanessa Vilela, 45, incluiu no seu dia a dia musculação e spinning e vê como imprescindível um exercício físico, pois ela aumenta a performance e os executivos, que são demandados em termos de produtividade e rendimento, a atividade física necessita ser constante. “O spinning me dá gás, energia e pique, isso auxilia a ter melhor rendimento no trabalho. Já a musculação, eu vejo que é uma ação voltada para a saúde, melhor qualidade de vida e longevidade. Se a gente quiser envelhecer com saúde, envelhecer com proatividade, produtividade, o caminho é musculação” explica a CEO.

Já Renata Barbalho, 40, fundadora e CEO da Espanha Fácil, busca na leitura e na atividade física as distrações para relaxar a mente e o corpo, além de recarregar as energias. “Eu gosto de movimentar meu corpo, então, passear, viajar são ações que me preenchem, mas na minha rotina diária inclui musculação, bike e pilates, além da leitura de livros como ferramentas de aprendizagem e relaxamento. Leio cerca de quatro livros por mês”, conta a empreendedora.

Para Luis Fernando Carvalho, 38, fundador e CEO da Homenz, rede de clínicas especializada em saúde e estética masculina, a realização de exercícios  diariamente é fundamental, por isso, faz treino de musculação todos os dias e joga tênis duas vezes na semana. “Manter o meu corpo ativo faz com que eu tenha foco e dedicação no trabalho, desta forma consigo ter mais energia e disposição para as tarefas diárias”, comenta o empresário. 

Roberson Alvarenga, CEO da Help Multas, conta que cresceu jogando, participando de campeonatos na escola, no bairro e na cidade. “O esporte está minha vida desde pequeno, incentivado pelo meu pai que jogava futebol amador. Com os anos passando, fui representando a escola em campeonatos locais, até virar um hobby de toda a semana”, revela Alvarenga. Para ele, ser empresário é ser um atleta, afinal é preciso buscar o resultado, precisa gerir bem as próprias emoções, ter disposição, trabalhar em equipe e saber estimular o melhor de cada um. “É necessário comemorar as vitórias com seu time e saber cobrar a melhor performance. Um empresário que pratica atividades físicas, tem muito mais chance de ser um ótimo líder”, conta Roberson.

Enquanto Cândido Espinheira, sócio-fundador e CEO da Yes! Cosmetics, revela que, como carioca da gema, sempre gostou muito de praia, começou a treinar frescobol na praia de Ipanema/RJ, até se tornar uma ação regular em qualquer praia que vá. “Considerando as características gerais desse esporte e do empreendedorismo, podemos traçar alguns paralelos entre eles como a cooperação e a agilidade. Além disso, ambos valorizam a persistência, o planejamento estratégico e a habilidade de aprender a cada interação para melhorar o desempenho futuro”, compara o empresário. Um empreendedor precisa de um momento no dia para atividades além da rotina do trabalho, segundo Cândido. “O exercício físico nos torna mais produtivos. É um momento de respiro para a cabeça focar em outras tarefas que exigem outro tipo de comportamento diferente do laboral para a mente trabalhar melhor”, aconselha.

Já Thariel Manteiga, CEO da Prohouse Colchões, opta por musculação do tipo funcional há pelo menos 12 anos, com o objetivo de também equilibrar o stress. “Na infância fiz Judô, Karatê e Natação, neste último chegando até a competir na adolescência. Talvez seja por isso que até hoje não consigo viver sem o esporte”, conta Manteiga. Segundo o empresário, a atividade física é um momento de se concentrar, estimular a cabeça e corpo em equilíbrio. “São nessas horas em que não pensamos em trabalho, metas e nos compromissos. Isso faz com que o corpo e a mente funcionem melhor. Nos dias em que me exercito, o trabalho rende muito mais, a performance é outra, muito melhor”, revela o CEO.

Enquanto Paula Faria, sócia fundadora e CEO da Sua Hora Unha conta que frequenta a musculação todos os dias devido a flexibilidade de horário que esta atividade proporciona. “É uma disciplina com a qual me comprometo todos os dias pela manhã. Estou há cerca de três anos nessa rotina. Dessa forma, preciso estar bem e disposta para poder executar meus projetos e planos”, conta a empresária. Para ela, o dia só começa após cumprir essa missão. “Assim, minha disposição e produtividade também são potencializadas”, afirma Paula.

Vale ressaltar que para quem deseja começar a incluir hábitos mais saudáveis na rotina, o ideal é ir aos poucos e no caso do exercício, respeitar o corpo. “Uma dica é manter a frequência de duas vezes na semana e aumentar gradualmente, indo  desde a musculação e treinos aeróbicos a aulas fitness. Neste início, o recomendado é procurar uma prática que realmente se goste”, pontua o educador físico da Academia Gaviões. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*