Mesmo acompanhado do representante do Ministério Público, Marcelo Belitardo impede Jornalista de cobrir Licitação milionária com indícios de fraude

No último dia (01/03) um jornalista foi surpreendido mais uma vez ao ser impedido de entrar na prefeitura de Teixeira de Freitas, para cobrir uma importante licitação. A ação, que restringiu mais uma vez o acesso da imprensa ao evento público, continua gerando  preocupações sobre a transparência no governo Marcelo Belitardo e a liberdade de imprensa no município.

O repórter investigativo é conhecido por seu profissionalismo e por ter uma linha editorial voltada para corrupções em licitações, ele acompanha as administrações públicas da região e as reportagens que faz tem servido de base para procedimentos de investigação por parte do Ministério Público, Receita Federal e da Polícia Federal. Ele estava preparado para cobrir mais uma denúncia de licitação da CONCORRÊNCIA PÚBLICA  N°  014-2023, PROCESSO ADMINISTRATIVO 1384/2023 de PAVIMENTAÇÃO EM CONCRETO MOLDADO IN LOCO EM DIVERSAS RUAS DO BAIRRO SÃO LOURENÇO, que envolve  contratos significativos para a cidade.

A reportagem já havia sido barrada em uma outra licitação, porém foi ao Ministério Público e formalizou a denúncia junto à promotora de Justiça Drª Michele Aguiar Silva, que viu gravidades apontadas pelo repórter e prometeu apurar os fatos, porém designou o servidor do MP José Jacques Barros Guarino para acompanhar a reportagem de um site de notícias na licitação do dia seguinte. No entanto, ao chegar à prefeitura, os servidores que compõem a guarda municipal não permitiram que o repórter juntamente com o representante do MP entrassem na sala de licitação e os dois foram barrados sem justificativas claras por parte das autoridades locais, dizendo que a imprensa está impedida de assistir licitações na prefeitura de Teixeira de Freitas.

Pouco tempo depois a comissão de licitação autorizou apenas a entrada do representante do MP o Sr. José Jacques Barros Guarino, que ao retornar disse que ouviu a comissão de licitação e que iria relatar tudo no extrato do processo aberto pelo repórter, na ocasião em que esteve um dia anterior no MP fazendo a denúcia, mas até o momento não conseguimos ter acesso ao que foi relatado.

O episódio acontecido novamente suscita críticas de diversas entidades ligadas à liberdade de imprensa, direitos civis e também da população, que não consegue entender a atitude do prefeito Marcelo Belitardo e o que ele tem tanto a esconder, pois o povo precisa saber de fato o que acontece nos bastidores das licitações milionárias realizadas na cidade de Teixeira de Freitas. É sempre bom lembrar a importância do acesso dos jornalistas a eventos públicos, especialmente aqueles relacionados a processos de contratação envolvendo recursos públicos.

*Via Zero hora news

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*