Na sessão da Câmara de Vereadores de Ilhéus desta terça-feira (05), o vereador Jerbson Moraes protagonizou um momento marcante ao fazer uso do grande expediente. Com um discurso eloquente e penetrante, Moraes abordou uma série de temas críticos, enfatizando questões que demandam a atenção urgente tanto de seus colegas parlamentares quanto da população de Ilhéus.
Reflexão sobre Rivalidade Política
“Essa coisa de um vereador querer destruir o outro. Será que ninguém aprendeu que isso não existe? Tem uns exemplos aí dos parlamentos do Congresso Nacional, de outras câmaras, da Câmara de Salvador, da Câmara de Itabuna, vejam os exemplos. A gente não vê o vereador contando, querendo derrotar o colega como se isso fosse o benefício próprio. Isso aqui é um Parlamento, gente. A gente não pode tá aqui, 21 no mesmo partido, torcendo para o mesmo lado. Isso é ilusão. Vai tá aqui dentro 21 vereadores no mesmo partido torcendo para o mesmo lado? Isso não existe lugar nenhum do mundo. O que isso significa? Vamos respeitar quem fala diferente da gente, vamos respeitar quem pensa diferente.”
Elogio ao Vereador Augustão
“Na minha concepção, um dos melhores vereadores dessa casa, coerente no discurso desde o primeiro dia que entrou aqui, é o vereador Augustão, e falo aqui na frente dele. Porque o entendimento que eu tenho como político… agora o vereador ser criticado por um colega porque falou que as ruas estavam alagadas? É inadmissível.”
Mais de 800 Milhões e Nada de Resolver Problemas de Alagamentos
“Como é que nós podemos concordar que oito anos de governo, um governo não teve competência de melhorar os alagamentos de nossa cidade que não melhorasse na cidade toda, mas pelo menos a Avenida. E esse calçadão aí não estaria acontecendo o que está acontecendo. O comércio não vende quando chove, as lojas estão desesperadas porque não é o único dia, o outro que chove, chove quase todo mês e as lojas estão fechando as portas porque a água tá um metro e ninguém vende nada nos dias de chuva. Isso é um absurdo pelos impostos que se cobram aqui em Ilhéus. Os moradores da Avenida, eu não tô falando nem dos morros que estão dissolvendo, que as casas estão caindo, que nossos moradores estão com risco de vida. Em oito anos, nada foi modificado, tudo piorou, gente.”
Ótima Pontuação nas Pesquisas, Devido a Serviços Prestados à Comunidade
“Agora, não venha fazer esse discurso apontando o dedo para o colega não, pois é inadmissível. Eu sofro isso aqui, os oito anos, todo dia dedo apontado para mim, mas olha aí as pesquisas para prefeito. Como é que tá? Vai lá olhar, vai olhar. Eu, praticamente sozinho, sem cargo, sem nada, e pontuo com mais de dois dígitos, colado nos primeiros colocados na pesquisa. Sabe o que é isso, gente? É serviço prestado, são 24 anos advogando para esse povo, são 8 anos fazendo quase 30 projetos em benefício do povo.”
Traído pela Gestão do Prefeito Mario Alexandre e da Deputada Soane Galvão
“…não trai ninguém, fui traído. Pedi voto para o prefeito, pedi voto para a sua mãe, pedi voto pra ele de novo, pedi voto para a esposa dele. Quem traiu quem? Quem traiu quem, gente? Eu precisava ter a cabeça erguida para dizer que não traí e que sim, fui traído.”
Integridade e Compromisso
“Política tem que ser assim. Meu pai já dizia: tome decisões que te permitam andar de cabeça erguida, porque quando um político tiver que baixar a cabeça, acabou a carreira política dele. Fui perseguido dentro da câmara por colegas, mas não mudei meu discurso, não mudei minha coerência. Sou amigo dos meus colegas, nunca briguei com ninguém, brigaram comigo. Todos os colegas que estão aqui, quando estiveram ao meu lado e precisaram de mim, eu estive do lado deles.”Este discurso não só captura o espírito de compromisso e dedicação de Jerbson Moraes para com a cidade de Ilhéus e seus habitantes, mas também reflete a urgente necessidade de uma nova abordagem na política municipal — uma que priorize a cooperação, o respeito pelas diferenças e a ação efetiva em face dos desafios coletivos.

Faça um comentário