Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, paralisam suas atividades, nesta quinta-feira (30), para protocolar a lista de reivindicações da categoria para 2024 na sede do Governo do Estado, em Salvador. Também participam professores das universidades estaduais de Feira de Santana (Uesf) e do Sudoeste da Bahia (Uesb).
De acordo com a Associação dos Professores da Uesc, o objetivo do ato é pressionar o Governo da Bahia a atender as demandas das universidades estaduais. Para a entidade, as negociações com a gestão do governador Jerônimo Rodrigues, iniciadas neste ano, não tiveram avanço significativo.
“[As universidades estaduais] seguem com dificuldades orçamentárias, sem autonomia administrativa, sem uma política eficaz de permanência estudantil e com diversos direitos trabalhistas de docentes e servidores técnicos desrespeitados”, concluiu a nota divulgada pela Adusc. As informações são do blog Pimenta.
Os docentes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) não aderiram à paralisação para evitar prejuízo à reta final do calendário letivo, conforme nota divulgada pela Aduneb, entidade que representa a categoria. Também pesou a concentração dos feriados às quintas-feiras, como os 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro.
Faça um comentário