CAFU BARRETO SOLICITA CENTRO DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO DE DEFICIÊNCIAS NA REGIÃO DE IRECÊ

O deputado Cafu Barreto (PSD), através de indicação encaminhada pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) ao Governo do Estado, requereu a implantação, como parte da estratégia de interiorização do acesso à saúde, de um Centro de Prevenção e Reabilitação de Deficiências na região de Irecê. O documento é endereçado ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.

Em justificativa ao pleito, o parlamentar anota que a política do SUS, voltada para a inclusão das pessoas com deficiência, caracteriza-se por reconhecer a necessidade de implementar o processo de respostas às complexas questões que envolvem a atenção à saúde desse grupo, por meio de uma rede de serviços integrada, articulada e efetiva nos diferentes pontos de atenção para atendê-lo, assim como iniciar precocemente as ações de reabilitação e de prevenção precoce de incapacidades.

Cafu Barreto entende que a chegada de um centro de prevenção e reabilitação no interior é efetivar o direito à saúde de forma integral, no enfoque interdisciplinar. “É sabido que os indivíduos com deficiência estão mais expostos a comorbidades associadas à sua condição, resultando em maior necessidade de uso de serviços de saúde especializados para a manutenção de sua integridade física, mental e permitir a inclusão social. Entretanto, embora haja uma demanda grande no interior do estado, os serviços estão concentrados na nossa capital e a questão da acessibilidade aos serviços públicos, que se não for adequadamente trabalhada, pode fazer com que o deficiente enfrente obstáculos que inviabilizem o seu acesso a esses serviços”, argumentou.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*