Câmara discutiu sobre mais investimentos e movimentação e cargas no Porto de Ilhéus

O Porto de Ilhéus atravessa um dos seus momentos mais críticos da história e corre riscos de ser fechado por falta de investimentos, movimentação de cargas, dragagem e modernização. Para discutir sobre o assunto e cobrar do poder público municipal, estadual e federal mais apoio para o terminal portuário, a Câmara Municipal de Ilhéus realizou nesta quarta-feira(23) um sessão especial proposta pelo vereador Augustão e aprovada por unanimidade, com o tema “Movimentação de cargas no porto e estímulo a cabotagem – processo logístico, maior competividade e impacto na economia do município”.

Durante a sessão, o vereador Augustão fez um relato da grave situação em que atravessa o Porto de Ilhéus, da falta da falta de investimentos para que esse terminal volte a ser um importante equipamento de desenvolvimento e geração de emprego e renda no município. O parlamentar também lamentou a ausência nas discussões de setores importantes ligados ao porto, como a gerência local da CODEBA, representantes da Prefeitura e dos governos estadual e federal, num importante momento de buscarem juntos soluções para o soerguimento do terminal portuário.

Os participantes foram unânimes em relatar os graves problemas enfrentados pelo Porto de Ilhéus, em especial a necessidade da dragagem, buscar de novas mercadorias, modernização e investimentos. Alguns chegaram a levantar a possibilidade de estar havendo um movimento orquestrado para inviabilizar e fechar o Porto de Ilhéus. Como uma das decisões ficou definida a criação de uma comissão formada pelos mais diversos segmentos para buscar uma audiência com os governos estadual e federal para cobrar esses investimentos no porto, que tanto contribuiu com o desenvolvimento da Bahia e do Brasil.

PARTICIPANTES- Participaram da sessão especial o representante da Marinha do Brasil, Comandante Mathias, o presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Paulo Sérgio Céo, o presidente da Colônia de Pesca Z-34, Reynaldo Oliveira, o diretor da Intermarítima, Regiomar Costa, o presidente do Sindicato dos Conferentes de Cargas e Descargas do Porto de Ilhéus, Augusto César, o presidente do Sindicato dos Estivadores, Geraldo Assunção, juntamente com o ex-presidente Emmerson Tavares.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*