A professora Joana Angélica Guimarães entrou para história como a primeira negra a ser reconduzida ao cargo de reitora de uma instituição federal de ensino superior. Decreto presidencial publicado nesta quarta-feira (25), no Diário Oficial da União, confirma mandato de mais quatro anos para a atual reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado em Geoquímica pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Engenharia Ambiental pela Cornell University (EUA) e Estágio Pós-doutoral na Brown University (EUA), a professora Joana Angélica Guimarães da Luz coordenou a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental para construção da Rodovia Canavieiras-Belmonte, concluindo pela não recomendação diante do potencial impacto ambiental.
A posse de Joana Guimarães está prevista para a próxima terça-feira (31), às 15h, na sede do Ministério da Educação, em Brasília. Ela foi eleita pela comunidade acadêmica, em fevereiro deste ano, e ficará no cargo até 2026. A professora está na universidade desde a fundação. Ela foi vice-reitora e pró-tempore no início das atividades da instituição, tornando-se a primeira negra, no Brasil, reitora de uma universidade federal.
Faça um comentário