Salvador: Chuva eleva nível da água nas ruas e moradores usam geladeira e caiaque para se locomover

A chuva que cai em Salvador causou grandes alagamentos em vários pontos da capital baiana. Um desses locais foi o Parque São Cristóvão, que fica no bairro de mesmo nome. Moradores usaram geladeiras e um caiaque para se locomover pelas ruas inundadas.

Na Rua Norte II, o nível da água chegou na cintura dos adultos e no pescoço de crianças. A população relatou que o local tem problemas de drenagem e, toda vez que chove, alaga. Além disso, um pequeno rio corta o bairro, e sempre transborda quando há um grande volume de chuva.

“Minha casa está toda alagada, eu perdi tudo. Moro aqui há mais de 15 anos e é sempre isso aqui. Estou usando o caiaque para me locomover até o mercado, para comprar alguma coisa para comer. E teve muitos prejuízos para os comerciantes também, a gente fica sentido”.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que, nas últimas 96 horas, choveu quase 180 mm de chuva na região de São Cristóvão. 

Outra moradora, a Daniela, contou que este é o terceiro ano consecutivo em que ela perde vários móveis.  “Eu estava trabalhando, vim do trabalho correndo e já encontrei tudo assim. Não deu tempo de tirar nada. Eu liguei para os vizinhos me socorrerem e eles conseguiram tirar algumas coisas. Nem trabalhar eu consegui hoje. Eu moro com minha filha adolescente, que está dormindo na casa do vizinho, por causa dessa situação. Meu rack está perdido, porque mesmo suspendendo [elevando a altura] ele molhou. A cômoda do quarto, está tudo perdido. Tem imóvel que eu comprei e ainda nem paguei”.

Um vizinho de Daniela, o Antônio, contou que teve dificuldades para elevar a altura dos móveis, porque está se recuperando de uma cirurgia. “Estou operado e sem poder andar direito. Tive que colocar todas as coisas aqui para cima. Meu carro encheu de água, tá cheio de água dentro do carro”.

A situação se repetiu com vários moradores do bairro. Elane Nascimento, por exemplo, só conseguiu salvar a televisão. “Minha casa está cheia de água, eu tive que levar meu filho para ficar com o pai. No momento eu perdi geladeira, minha televisão eu consegui salvar, pedir fogão. Perdi tudo”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*