O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), oficializa a reabertura da Maternidade Otaciana Pinto, no Loteamento Nossa Senhora das Graças, depois da assinatura da contratualização de 30 leitos com o Instituto de Gestão Aplicada (I.G.A) para a compra de serviços de atendimento à gestação de baixo risco. O ato acontecerá nesta quinta-feira, dia 27, às 16 horas, contando com a presença de autoridades e convidados.
Desde o ano passado, a Administração municipal vem trabalhando para a melhoria do atendimento à população na atenção primária, média e alta complexidade depois de ter encontrado postos de saúde sem manutenção, ausência de investimentos em obras e equipamentos, além do prestador de serviços descumprindo contrato em relação a atendimento materno-infantil.
Numa primeira fase, a Prefeitura contratou o Hospital Manoel Novaes para partos, atendimentos de urgência e emergência na pediatria e obstetrícia de baixo risco e funcionamento 24 horas, até que se resolvesse outra porta de entrada para atendimentos de baixo risco.
Outro acordo importante na área se deu com a direção do Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi) que vai passar a oferecer atendimento pediátrico. Para isso, o prefeito Augusto Castro conseguiu o apoio do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) que destinou uma emenda no valor de R$ 600 mil para as obras de requalificação da unidade, onde atualmente funciona um gripário infantil.
A Maternidade Otaciana Pinto oferecerá serviços gestacionais de baixo risco portas-abertas para os munícipes de Itabuna e de 07 cidades da microrregião que não possuem Hospital de Pequeno Porte. Para demais municípios pactuados, o fluxo é por meio da Regulação. Os atendimentos de alto risco permanecem no Hospital Manoel Novaes, com as gestantes sendo encaminhadas pela Atenção Básica dos municípios da Microrregião.
Faça um comentário