Itabuna continua enfrentando um surto de Influenza A (gripe). De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, do dia 3 a 17 de janeiro, foram realizados 882 testes de RT-PCR. Desse total, 256 tiveram resultados positivos para Covid-19 e 626 para síndromes gripais, equivalentes a 29,04%.
Os dados se referem aos gripários, ao Centro de Testagem no saguão da Câmara Municipal de Vereadores e à UPA – 24 horas, onde de 1º a 16 de janeiro foram registrados 141 testes negativos, porém com sintomas para Covid -19, e 14 positivos para a doença. Os testes foram realizados com antígenos.
Atualmente, a cidade tem cinco gripários para atender a população, com sintomas característicos da gripe. Entre eles, dor no corpo, febre, falta de apetite, tosse e dor de cabeça (cefaléia).
A diretora de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, disse que os testes RT-PCR são encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN), em Salvador, onde é feita uma análise, para detectar Covid-19.
Os testes e RT-PCR podem ser feitos às segundas, terças e quintas-feiras, das 8 às 15 horas no saguão do Espaço Cultural Josué Brandão, onde funciona a Câmara Municipal de Vereadores. No local também é realizado o TRA, que é o antígeno, exame cujo resultado sai em até 20 minutos.
A utilização deste teste é prevista em uma Nota Técnica do Governo do Estado.
Faça um comentário