Itabuna lança Projeto Aquático de Natação e Hidroginástica

Numa solenidade marcada pela emoção, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), lançou oficialmente na manhã desta terça-feira, 27, o Projeto Aquático de Natação e Hidroginástica da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A execução acontece por meio de uma parceria com o Parque Aquático do Colégio Sesquicentenário (Ciso).

Para o prefeito, foi uma satisfação reabrir o parque aquático do Ciso que ficou fechado por dois anos e ao mesmo tempo oferecer à população a possibilidade de praticar atividade física de forma segura e gratuita. Ele aproveitou o momento para prestar uma homenagem ao saudoso professor Josué Brandão, responsável pela implantação da unidade de esporte e lazer.

Augusto lembrou que inúmeras oportunidades de esporte, lazer e recreação foram dadas para muitos itabunenses de todas as idades e alguns até se destacaram no cenário nacional da natação. “Daremos continuidade a esse trabalho não só com a reabertura do Parque Aquático, que já contribuiu com a formação de tantos atletas, mas também do Colégio Ciso. Para isso, será feito um estudo de viabilidade financeira. Este é um compromisso da Prefeitura de Itabuna”, completou o prefeito.

O vice-prefeito e secretário de Esportes e Lazer, Enderson Guinho, não escondeu a alegria em retomar o projeto aquático, que é um dos carros-chefes da sua pasta. “Esse projeto era realizado na Vila Olímpica. Mas, por conta da pandemia e também pelo fato de a Vila estar em reformas, viabilizamos a retomada no Parque do Ciso, o que para todos nós é um motivo a mais de alegria”, ressaltou.

Cerca de 400 pessoas se inscreveram no projeto aquático e, em razão da grande procura, a expectativa é de que novas vagas sejam disponibilizadas, a partir de novembro, após a conclusão da obra de requalificação da Vila Olímpica que está sendo executada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia.Representando a Administração municipal e também o Colégio Ciso,  o Secretário Municipal de Governo, Júnior Brandão, frisou que, além de a retomada das atividades do parque e do projeto de natação e hidroginástica ser um desejo da população, como representante do Ciso, sente-se na obrigação de lembrar parceiros importantes que contribuíram de forma direta para a existência do Parque Aquático, a exemplo do empresário Nérope Martinelle.

“Esse parque aquático presta relevantes serviços a toda sociedade e não poderia permanecer desativado. Aproveito para agradecer à Prefeitura de Itabuna, ao Governo do Estado e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) pelo apoio fundamental”.

O PROJETO

Todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos rigorosamente, como por exemplo, redução do número de alunos por turma, espaçamento entre raias e adição de cloro na água, como parte do tratamento. A coordenadora do projeto e professora Jaqueline Oliveira, informa que 18 turmas foram criadas com 20 alunos, cada uma.

Adultos contam com aulas de natação e hidroginástica enquanto as crianças, natação para iniciantes. A comerciante Soraia de Jesus Dantas, aluna do projeto, conta que esta é a primeira vez que participa de aulas de natação. “Adorei essa primeira aula e pretendo continuar”, declarou.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*