Câmara de Ilhéus forma suas Comissões Permanentes na segunda sessão ordinária

A Câmara de Vereadores de Ilhéus realizou na quarta (03) à tarde a segunda sessão ordinária do ano para a formação de suas comissões legislativas permanentes. Estas comissões têm o papel de propiciar ao vereador condições para que o processo de votação seja subsidiado com dados técnicos, opiniões e posicionamento dos cidadãos, da sociedade civil organizada e do governo. Também orienta o trabalho do parlamentar no plenário.

A formação das comissões foi feita em consenso, não havendo necessidade de votação nem embate para a composição dos seus três membros. Agora as comissões têm um prazo de cinco dias, após a publicação no Jornal Oficial, para escolher que serão os presidentes, vices e membros ativos.

Apesar do acordo e do sentimento de cordialidade entre as bancadas, os vereadores criticaram o número de emendas existentes no Regimento Interno do Poder Legislativo de Ilhéus, o que o torna bastante confuso. Os parlamentares tiveram do presidente da Casa, Jerbson Moraes, a promessa que no decorrer deste ano será realizado um trabalho de modernização deste conjunto de regras que regem o funcionamento da Câmara. “São anos e anos de emendas acumuladas, sem um atualização organizada sobre o funcionamento da Casa. É fundamental modernizar e nós iremos fazer isso por que aqui a gente não senta para fazer o que quer”, assegurou Jerbson Moraes.

Auxílio importante

Pela primeira vez na história do Poder Legislativo de Ilhéus uma equipe de profissionais especializados vai auxiliar permanentemente os vereadores nas atividades parlamentares e institucionais da Casa. A iniciativa, de acordo com o presidente Jerbson Moraes, tem o objetivo de oferecer apoio técnico-jurídico aos parlamentares para a elaboração de indicações, requerimentos, Projetos de Lei, e no auxílio de pareceres técnicos que serão elaborados pelas Comissões Temáticas do Poder Legislativo. Toda sexta-feira, as comissões legislativas estarão à disposição das Comissões Permanentes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*