Quando foi nomeado como comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), que atende 34 municípios no sul da Bahia, o Tenente‑Coronel Manfredo Silva Santana consolidou-se como uma referência em gestão, resgate e ação social. Seu trabalho resultou em reconhecimentos que reforçam não apenas sua importância técnica, mas também seu papel cidadão.Em janeiro de 2025, Manfredo recebeu a Medalha Cruz de Fogo, concedida a quem se destaca em ações de segurança contra incêndio, resgate, suporte básico de vida e defesa civil no Estado da Bahia. A honraria foi conferida em reconhecimento aos serviços relevantes prestados tanto à sociedade quanto à corporação.
Além disso, o Tribunal de Justiça da Bahia aprovou por unanimidade, em 2022, uma Moção de Aplauso ao oficial por sua liderança nas operações de socorro durante grandes enchentes no interior baiano. Destacou‑se pela coordenação do Grupamento Aéreo no transporte de medicamentos, alimentos e vítimas.
Durante sua gestão em Itabuna desde 2019, o efetivo do 4º GBM passou de 70 para 94 bombeiros, incluindo a incorporação de 25 mulheres, promovendo maior representatividade e eficiência.
O projeto “Bombeiro Amigos do Peito”, idealizado sob sua liderança, tornou‑se responsável por 70% do estoque de leite materno da Santa Casa de Itabuna. A iniciativa envolve coleta domiciliar e sensibilização comunitária, fortalecendo o banco de leite da instituição.
Outra conquista foi a expansão da rede pública de hidrantes em Itabuna: de 6 para 13 unidades em pleno funcionamento, tornando a área sob responsabilidade do 4º GBM a maior protegida por hidrantes fora de Salvador.
Sob seu comando, o quartel do 4º GBM passou por ampla reformulação: reforma das instalações e construção da primeira piscina semiolímpica de um grupamento no interior da Bahia.
Formado em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz e com especialização em Gestão de Riscos Coletivos, Manfredo também já serviu como diretor adjunto de planejamento da CBMBA, subcomandante do 4º GBM, comandante do 6º GBM em Porto Seguro e diretor da Academia de Bombeiros Militar.
Tenente‑Coronel Manfredo exemplifica a figura do militar moderno: unido ao preparo operacional, suas gestões destacam-se pelo impacto humanitário e estrutural. Reconhecido pelas autoridades estaduais e pelas comunidades, ele lidera transformações que ampliam a atuação do Corpo de Bombeiros na segurança, prevenção e bem‑estar social.

Faça um comentário