VII Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos os Santos celebra BTS com debate sobre ações socioambientais na região

VII Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos os Santos celebra BTS com debate sobre ações socioambientais na região

Com o tema “Integração, metas e políticas públicas para sustentabilidade da BTS”, acontece no dia 08 de novembro, na Associação Comercial da Bahia, em Salvador, o VII Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos os Santos (BTS). Promovido pela ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, o evento celebrará a passagem do aniversário de 523 anos da maior baía do Brasil e segunda maior do mundo, reunindo na Associação Comercial da Bahia (ACB), localizada no bairro do Comércio, integrantes de comunidades tradicionais, sociedade civil, universidades e centros de pesquisas, poderes executivo, legislativo e judiciário e de instituições e empresas que atuam na Baía de Todos os Santos e que buscam soluções e serviços sustentáveis para os municípios baianos de Salvador, Vera Cruz, Itaparica, Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde.

O VII Fórum de Sustentabilidade da BTS tem entre seus objetivos a potencialização de projetos de conservação em ambientes costeiros marinhos com a integração das comunidades tradicionais e a promoção da inclusão do turismo, principalmente de base comunitária, como potencial de desenvolvimento econômico dos territórios insulares. O evento visa, ainda, o fomento de estratégias de adaptação e mitigação dos efeitos da crise climática e o fortalecimento da interação dos diversos setores com atuação na BTS.

Aberto ao público e com participação gratuita mediante inscrição por meio do formulário online disponível no link https://forms.gle/YVnZ6NKypx2eG4rE7, a iniciativa contará com as presenças já confirmadas dos secretários de Turismo do Estado da Bahia e de Vera Cruz, Maurício Bacelar e André Reis, respectivamente, do diretor da WWI no Brasil Eduardo Athayde, do vereador André Fraga, do diretor presidente a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) Antônio Gobbo, da diretora presidente do Instituto de Pesca Artesanal de Ilha de Maré (IPA) Alessandra Silva. Além destes, estarão presentes nas mesas o membro da coordenação da Rede Batuc Alberto Viana Filho, a coordenadora geral de Gerenciamento Costeiro Marinez Scherer e o pesquisador do Instituto Federal Baiano (IFBaiano) José Rodrigues.

Outros nomes já confirmados pelos organizadores do evento são Claudio Vilas Boas, do Consórcio Ponte Salvador – Itaparica, Elaine Santana, da Braskem, Luana Pimentel, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Alberto Viana e Suzana Más Rosa, da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Sergio Nogueira, advogado especialista em Direito Ambiental.

“A proposta deste evento é apresentar as experiências sustentáveis realizadas na região e possibilitar a convergência de ações focadas na sustentabilidade na BTS”, explica José Roberto Pinto, o Zé Pescador, coordenador do Fórum. Ele também destaca o alinhamento do Fórum ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14, previsto na Agenda 2030 – acordo internacional firmado pelos estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo é estimular a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos, através do mapeamento de atividades que melhorem simultaneamente a saúde dos oceanos e o crescimento econômico, de maneira compatível com os princípios de equidade e inclusão social.

Presidente da PRÓ-MAR, James Frood ressalta a importância do evento como meio para a união dos setores público, privado e da sociedade civil. “A troca de saberes entre os representantes de cada um dos setores presente no Fórum é de extrema importância para a conservação da Baía de Todos os Santos, capital da Amazônia Azul. Além disso, esperamos que o debate resulte em uma grande reflexão sobre a oportunidade de modelos de gestão mais integrados e conectados com os territórios e o encontro de alternativas para os problemas socioambientais decorrentes, principalmente do agravamento da crise climática e dos impactos nos ecossistemas possibilitando assim, melhores condições de vida e de trabalho aos moradores das regiões em torno da BTS”, diz James Frood.

O VII Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos os Santos conta com o apoio institucional da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Secretaria de Turismo de Vera Cruz, IPA, Rede Batuc, Carbono 14, Instituto Maré Global, UFBA, IFBaiano, Codeba e Rede Bahia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*