13 de julho é o Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), um distúrbio neurobiológico caracterizado por três sintomas principais: desatenção, hiperatividade e impulsividade. De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção – ABDA, o número de casos de TDAH variam entre 5% e 8% a nível mundial. O transtorno não tem uma causa única definida, mas fatores genéticos (hereditários) estão presentes com frequência. “A data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o problema, que aparece na primeira infância e está ligado a alterações no desenvolvimento, que podem levar a déficits nas vidas pessoal, social, acadêmica e profissional”, diz Filipe Colombini, psicólogo parental e CEO da Equipe AT. Quais os sinais de que a criança pode ter TDAH? Segundo Colombini, alguns dos principais indícios incluem: 1) Dificuldade extrema de concentração (em tarefas, atividades de lazer) e no planejamento e execução de atividades;2) Esquecimento de compromissos e tarefas;3) Comportamentos de evitação em tarefas que exigem esforço mental prolongado; 4) Sai do lugar na sala de aula ou em situações em que se espera que fique sentada;5) Corre de um lado para o outro ou sobe em móveis e objetos em situações em que isso é inapropriado; 6) Responde às perguntas de forma precipitada (antes de elas terem sido concluídas); 7) Inquietação e dificuldade de autocontrole;8) Tendência a agir sem pensar nas consequências, o que pode levar a comportamentos de risco;9) Interrompe os outros ou se intromete (conversas, jogos etc.). 10) Não pára ou está “em estado de aceleração” constantemente; Diagnóstico e tratamento O diagnóstico do TDAH é geralmente feito durante a infância, especialmente no período escolar. “Os profissionais da escola percebem os sinais e são eles que costumam alertam a família”, diz Colombini. “Não existem exames laboratoriais para o TDAH, mas uma avaliação neuropsicológica e exames clínicos sobre aspectos do comportamento e desenvolvimento são muito úteis para que médicos e psicólogos possam estabelecer um diagnóstico”, conclui. O tratamento do transtorno é multidisciplinar e envolve consultas com psiquiatras ou neurologistas infantis, além do uso de medicamentos e intervenções comportamentais, sob a supervisão de psicólogos e pedagogos. Conhecido como AT, o Acompanhamento Terapêutico é uma das modalidades de terapia indicadas para pacientes com TDAH. “O AT tem como proposta oferecer sessões terapêuticas fora do consultório. Isso costuma dar ótimos resultados porque a flexibilidade do atendimento permite acompanhar o paciente durante os estudos e demais momentos de sua rotina, identificando os gatilhos que levam à desatenção e agitação”, esclarece o especialista. “É importante que o tratamento seja vivencial, ou seja, que aconteça de forma prática, pois apenas falar sobre o que deve ser feito pode ser insuficiente para pessoas com TDAH”, conclui. O AT também oferece uma atenção especial aos pais no processo de terapia – a chamada orientação parental. “Vale lembrar que os responsáveis têm papel primordial no tratamento dos pequenos”, diz Colombini. O psicólogo ressalta, ainda, que o TDAH não está necessariamente associado a uma capacidade cognitiva limitada. “A criança pode apresentar baixo rendimento escolar, mas não por restrições em sua capacidade de compreensão e sim, em função da agitação e desatenção”, destaca. “Com o tratamento adequado, é possível amenizar os sintomas e ter êxito no desempenho escolar e profissional”, finaliza. Mais sobre Filipe Colombini: psicólogo, fundador e CEO da Equipe AT, empresa com foco em Acompanhamento Terapêutico (AT) e atendimento fora do consultório, que atua em São Paulo (SP) desde 2012. Especialista em orientação parental e atendimento de crianças, jovens e adultos. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de Acompanhamento Terapêutico do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas – Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas (GREA-IPq-HCFMUSP). Professor e Coordenador acadêmico do Aprimoramento em AT da Equipe AT. Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências, Acompanhamento Terapêutico, Terapia Infantil, Desenvolvimento Atípico e Abuso de Substâncias.
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