Mercado de franquias na Bahia registra faturamento recorde e atrai investidores locais

Estado registrou crescimento no franchising de 6,2% em comparação ao ano anterior e gerou emprego para mais de 64 mil pessoas

O mercado de franquias na Bahia desponta como um dos principais motores de crescimento, demonstrando robustez e atratividade para investidores. De acordo com dados recentes divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou um faturamento expressivo, ultrapassando os R$ 8,78 bilhões em 2023, representando um crescimento significativo de 15,7% em relação ao ano anterior.

Um dos aspectos mais notáveis desse crescimento é o aumento do número de unidades franqueadas, que alcançou a marca de 7.512 em todo o estado, um acréscimo de 6,2% em comparação com o ano anterior. Além disso, o setor proporcionou oportunidades de emprego para mais de 64 mil pessoas, refletindo um crescimento de 7,2% na quantidade de vagas diretas. Para Lucien Newton, especialista em franquias e vice-presidente da vertical Consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto, o mercado de franquias no Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos anos, superando a média de crescimento da economia brasileira. “De acordo com o Sebrae, a taxa de mortalidade de novos negócios no Brasil está crescendo e a taxa de sobrevivência das franquias é muito mais alta que a de negócios próprios. A franqueadora possui uma marca testada e consolidada no mercado, o que facilita a atração dos primeiros consumidores que reconhecem os padrões de qualidade da rede”, comenta

Neste contexto favorável, as marcas baianas têm se destacado como opções promissoras para investidores em busca de oportunidades sólidas e rentáveis. Segundo o site da própria ABF, há 22 franqueadoras com sede no estado e a CleanNew é uma das que tem contribuído significativamente para impulsionar o desenvolvimento econômico local. 

Fundada em 2015, a rede é uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil. Com sede em Salvador, atualmente possui 53 unidades, sendo 40 no Brasil e 13 internacionais. “Nossa pretensão é de crescimento no estado, com a inauguração de unidades em Vitória da Conquista, Itabuna e Feira de Santana nos próximos meses”, afirma o CEO e fundador da rede, Fritz Paixão. 

Além dessas cidades, a rede está conduzindo pesquisas de mercado em outros municípios baianos, onde observou um crescimento econômico promissor. A marca ultrapassou as fronteiras e está presente em 22 estados brasileiros e também no exterior, com franqueados na Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Kuwait, Paris, Espanha, Angola, Abu Dhabi, Arábia Saudita, Andorra e Dubai, além de unidade prevista para África do Sul. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*