Prefeitura de Teixeira de Freitas arrecadou mais de R$ 20 milhões com tarifa de iluminação pública e cidade sofre com falta de iluminação

O município de Teixeira de Freitas, através da Contribuição para Custeio de Serviço de Iluminação Pública (COSIP), ja recebeu durante o mandato do prefeito Marcelo Belitardo, mais de R$ 20 milhões em arrecadação da TIP (Tarifa de Iluminação Pública).

Para que serve o COSIP?

Cosip é a contribuição devida pelos consumidores residenciais e não residenciais de energia elétrica, destinada ao custeio do serviço de iluminação pública. Considera-se serviço de iluminação pública aquele destinado a iluminar vias e logradouros, bem como quaisquer outros bens públicos de uso comum.

Teixeira de Freitas

Embora o valor vultuoso arrecadado com o COSIP municipal, o que vemos em uma breve caminhada pela cidade, é exatamente o oposto a finalidade da contribuição cobrada. Ruas e avenidas escuras, mal iluminadas e em muitos casos, carente de qualquer serviço de iluminação.

Em alguns bairros, os próprios moradores são obrigados a fazerem o serviço de manutenção de energia, como troca de lâmpadas, devido ao descaso municipal.

Nossa redação, protocolou denúncia no Ministério Público, para que sejam descriminados pelo município, onde os recursos de iluminação pública estão sendo aplicados.

Por: Viviane Moreira

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*